Vou compartilhar algumas dicas para trabalhar com react, algumas boas práticas então vamos lá!

Aprenda a trabalhar com componentes

Sempre que vou fazer algum Code review me deparo com mau uso do poder do react em separar tarefas dos componentes, quando ficamos em pensar que nosso sistema como um todo pode ser pequenos blocos e esses blocos são componentes muda a conversa.

Vou descrever um exemplo, se você tem um componente que executa a tarefa x e você não está vendo que esse componente está passando de 150 linhas de código acredite ele pode ser componetizado!

Não existe uma via de regras de quantas linhas um componente deve ter! Mas a ideia de separar as tarefas e até mesmo componente é não deixar essas tarefas e código tão extensa! Isso gera uma dívida técnica para um futuro!

Trabalhe com lazy load em alguns componente

Devs iniciantes e até mesmo alguns avançado talvez por pressão do projeto ou até mesmo por não saber, esquecem que podemos carregar um componente em tempo de execução componentes que tem uma tarefa maior ou até mesmo são mais “pesados” deveis usar o lazy load para seu carregamento!

Vantagem do lazy load

Você usar o lazy load para componentes pesados ele ajuda com que sua página tenha um tempo de carregamento melhor, assim melhorando o ranking para o primeiro conteúdo carregado, o impacto nisso vai desde SEO até a experiência de usuário.

Lembrando não saia colocando lazy load em todos os componentes pois pode não ficar tão legal para o seu usuário

Use os hooks do react pensando na perfomance e agilidade

Da mesma maneiro que comentei sobre lazy load os hooks senão forem usados da maneira correta também pode causar um impacto negativo tanto em perfomance quanto em qualidade do seu código gerando assim, dívidas técnicas e mais retrabalho por um fluxo mal aplicado

Declarações finais

Tudo que mencionei acima não são regras mas sim boas práticas e maneira para melhorar seu código e você avançar como profissional

Tags:

boas práticasclean Codedesenvolvimentoliinguagem de programacaoprogramacaoreactreactj
compartilhar no facebookcompartilhar no twitter

Ultimas Publicações

Crimes usando IA avançam no mundo. Saiba como se proteger — Entrevista com Bendev Junior

Olá, pessoal! Tenho uma novidade empolgante para compartilhar com todos vocês. Fui recentemente convidado para participar do renomado podcast do Canaltech, onde discuti um tema de extrema relevância: “Crimes usando IA avançam no mundo. Saiba como se proteger”. É uma honra ter tido essa oportunidade de compartilhar meu conhecimento sobre inteligência artificial e oferecer insights valiosos […]