A escolha da linguagem de programação para desenvolvedores de jogos depende do tipo de jogo (console, computador ou celular) e da extensão da interatividade.

Aindústria de jogos tem crescido rapidamente na Índia, bem como em todo o mundo. De acordo com Statista , a indústria de jogos online no país foi avaliada em INR 76 bilhões no ano passado e deve alcançar mais de INR 155 bilhões em 2023. E por trás de cada videogame chamativo e bem animado está um conjunto de códigos que tornam a experiência perfeita para seus usuários. Os desenvolvedores de jogos usam linguagens de programação para criar as configurações e a mecânica de um jogo. 

A escolha da linguagem de programação depende de fatores que incluem o tipo de jogo – console, jogo de computador ou jogo para celular; e a extensão da interatividade. Aqui está uma lista das oito principais linguagens de programação para desenvolvimento de jogos : 

C ++ 

Apesar de sua alta barreira de entrada, C ++ é uma das linguagens de programação mais populares e comumente usadas por designers de jogos. Ele oferece um alto nível de abstração para programação orientada a objetos fina e programação genérica, fornecendo controle direto sobre o hardware e os processos gráficos. 

Além disso, C ++ permite a otimização de partes especiais em um nível muito alto – um recurso quase impossível de se conseguir com outras linguagens. 

C ++ é usado para construir a maioria dos grandes jogos de console e Windows. Além disso, jogos populares construídos em C ++ incluem Counter-Strike, Football Pro, Starcraft, Master of Orion III. 

Java

Dada a versatilidade e rica coleção de material de código aberto do Java, ele é popularmente usado para o desenvolvimento de jogos independentes e móveis. É fácil de usar, é amigável para iniciantes e pode escrever uma variedade de código reutilizável independente do sistema. Quando comparado com C ++, Java oferece fácil escrita, depuração, aprendizagem e compilação. 

Jogos como Mission Impossible III, Minecraft, FIFA 11 e Ferrari GT 3: WOrld Track, foram todos criados usando Java. 

HTML5 

HTML5 é uma das principais escolhas dos desenvolvedores de jogos para criar aplicativos e jogos entre plataformas e navegadores. Além disso, ele pode ser usado de forma intercambiável com JavaScript. 

HTML5 é amplamente preferido para o desenvolvimento de jogos para seus motores de jogo mais recentes. Frameworks de jogos, incluindo Construct 2, ImpactJS, Phaser, Turbulenz e Booty5, assumiram a responsabilidade do processo de desenvolvimento de jogos em HTML5. 

Alguns jogos populares criados com HTML5 incluem Cookie Clicker, Gods Will Be Watching e World Cup Penalty 2018. 

JavaScript 

JavaScript é uma das melhores linguagens de programação para jogos online interativos. Integra-se com tecnologias web incluindo CSS e HTML, permitindo o desenvolvimento de jogos mobile multiplataforma.

O JavaScript é frequentemente usado junto com o HTML5, já que o último não pode criar animação ou interatividade. Além disso, contribuindo para sua popularidade está a enorme comunidade online do JavaScript e um grande número de estruturas. 

Alguns jogos populares feitos com JavaScript incluem Hangman, HexGI, Little Alchemy, Swoop e Polycraft. 

Pitão

Embora não seja tão popular quanto Java ou C ++, Python é usado para desenvolvimento de jogos. Sua biblioteca PyGame é amigável ao desenvolvedor, fácil de usar para criar jogos e permite que os desenvolvedores criem protótipos de jogos rapidamente. Além disso, assim como Java e C ++, Python também funciona com princípios OOP. Sua curva de aprendizado simples torna o Python uma opção ideal para muitos desenvolvedores de jogos. 

Alguns jogos populares desenvolvidos com Python incluem Battlefield 2, Disney’s Toontown Online, Eve Online e Frets on Fire. 

UnrealScript 

Unreal Engine desenvolveu a linguagem de programação UnrealScript ou UScript. Como o Java, o UnrealScript é orientado a objetos sem herança múltipla. As principais plataformas de jogos, incluindo Microsoft Windows, Android, Linux e Playstation, usam UnrealScript. 

Tags:

bendev juniordesenvolvimentojogosliinguagem de programacaotecnologia
compartilhar no facebookcompartilhar no twitter

Ultimas Publicações

Understanding structured data

Let’s understand a little about structured data and its function and importance for a website.

Imagem de Oque é noindex

Oque é noindex

noindex nada mais é que um valor de uma metatag que mostra aos robôs automatizados de busca que você não quer que essa página seja indexada