A escolha da linguagem de programação para desenvolvedores de jogos depende do tipo de jogo (console, computador ou celular) e da extensão da interatividade.

Aindústria de jogos tem crescido rapidamente na Índia, bem como em todo o mundo. De acordo com Statista , a indústria de jogos online no país foi avaliada em INR 76 bilhões no ano passado e deve alcançar mais de INR 155 bilhões em 2023. E por trás de cada videogame chamativo e bem animado está um conjunto de códigos que tornam a experiência perfeita para seus usuários. Os desenvolvedores de jogos usam linguagens de programação para criar as configurações e a mecânica de um jogo. 

A escolha da linguagem de programação depende de fatores que incluem o tipo de jogo – console, jogo de computador ou jogo para celular; e a extensão da interatividade. Aqui está uma lista das oito principais linguagens de programação para desenvolvimento de jogos : 

C ++ 

Apesar de sua alta barreira de entrada, C ++ é uma das linguagens de programação mais populares e comumente usadas por designers de jogos. Ele oferece um alto nível de abstração para programação orientada a objetos fina e programação genérica, fornecendo controle direto sobre o hardware e os processos gráficos. 

Além disso, C ++ permite a otimização de partes especiais em um nível muito alto – um recurso quase impossível de se conseguir com outras linguagens. 

C ++ é usado para construir a maioria dos grandes jogos de console e Windows. Além disso, jogos populares construídos em C ++ incluem Counter-Strike, Football Pro, Starcraft, Master of Orion III. 

Java

Dada a versatilidade e rica coleção de material de código aberto do Java, ele é popularmente usado para o desenvolvimento de jogos independentes e móveis. É fácil de usar, é amigável para iniciantes e pode escrever uma variedade de código reutilizável independente do sistema. Quando comparado com C ++, Java oferece fácil escrita, depuração, aprendizagem e compilação. 

Jogos como Mission Impossible III, Minecraft, FIFA 11 e Ferrari GT 3: WOrld Track, foram todos criados usando Java. 

HTML5 

HTML5 é uma das principais escolhas dos desenvolvedores de jogos para criar aplicativos e jogos entre plataformas e navegadores. Além disso, ele pode ser usado de forma intercambiável com JavaScript. 

HTML5 é amplamente preferido para o desenvolvimento de jogos para seus motores de jogo mais recentes. Frameworks de jogos, incluindo Construct 2, ImpactJS, Phaser, Turbulenz e Booty5, assumiram a responsabilidade do processo de desenvolvimento de jogos em HTML5. 

Alguns jogos populares criados com HTML5 incluem Cookie Clicker, Gods Will Be Watching e World Cup Penalty 2018. 

JavaScript 

JavaScript é uma das melhores linguagens de programação para jogos online interativos. Integra-se com tecnologias web incluindo CSS e HTML, permitindo o desenvolvimento de jogos mobile multiplataforma.

O JavaScript é frequentemente usado junto com o HTML5, já que o último não pode criar animação ou interatividade. Além disso, contribuindo para sua popularidade está a enorme comunidade online do JavaScript e um grande número de estruturas. 

Alguns jogos populares feitos com JavaScript incluem Hangman, HexGI, Little Alchemy, Swoop e Polycraft. 

Pitão

Embora não seja tão popular quanto Java ou C ++, Python é usado para desenvolvimento de jogos. Sua biblioteca PyGame é amigável ao desenvolvedor, fácil de usar para criar jogos e permite que os desenvolvedores criem protótipos de jogos rapidamente. Além disso, assim como Java e C ++, Python também funciona com princípios OOP. Sua curva de aprendizado simples torna o Python uma opção ideal para muitos desenvolvedores de jogos. 

Alguns jogos populares desenvolvidos com Python incluem Battlefield 2, Disney’s Toontown Online, Eve Online e Frets on Fire. 

UnrealScript 

Unreal Engine desenvolveu a linguagem de programação UnrealScript ou UScript. Como o Java, o UnrealScript é orientado a objetos sem herança múltipla. As principais plataformas de jogos, incluindo Microsoft Windows, Android, Linux e Playstation, usam UnrealScript. 

Tags:

bendev juniordesenvolvimentojogosliinguagem de programacaotecnologia
compartilhar no facebookcompartilhar no twitter

Ultimas Publicações

Crimes usando IA avançam no mundo. Saiba como se proteger — Entrevista com Bendev Junior

Olá, pessoal! Tenho uma novidade empolgante para compartilhar com todos vocês. Fui recentemente convidado para participar do renomado podcast do Canaltech, onde discuti um tema de extrema relevância: “Crimes usando IA avançam no mundo. Saiba como se proteger”. É uma honra ter tido essa oportunidade de compartilhar meu conhecimento sobre inteligência artificial e oferecer insights valiosos […]